Meditation time?!

A minha experiência com a meditação tem sido tão curiosa, que a partilho convosco, na expectativa de poder ajudar alguém que esteja a passar pelo mesmo.

Começou por me parecer um episódio de Gato Fedorento, uma daquelas alturas em que para se estar relaxado e quieto, parece que todos os sons, todos os insectos, todas as comichões surgem em turbilhão, tudo porque o cérebro está quieto e no silêncio. Já passaram por isto?

O silêncio, esse amigo que devemos ter sempre presente na nossa vida para nos reencontrarmos, é que nos falta muitas vezes. Eu comecei por tentar focar-me apenas na respiração, mas agora tenho o truque de pôr uma música de fundo que me ajude a relaxar e a estar sossegada, mas não no silêncio total. Tenho esperança de que, com a prática, vá conseguindo chegar lá. De qualquer forma o foco na respiração é sempre uma das primeiras coisas a fazer, depois de encontrar o local e a posição adequadas.

E quando surgem os problemas e os pensamentos negativos? No início comecei por tentar afastá-los, seguindo a orientação de esvaziar a mente. Mas rapidamente notei que fazê-lo seria ainda pior. Assim, adoptei a prática de ir relaxando enquanto é possível e, quando estes pensamentos surgem, vou dialogando com eles até conseguir desconstruí-los e encará-los de outra forma. E penso que é este o caminho que a maior parte das pessoas que pratica meditação costuma seguir.

Claro, se meditamos ou rezamos, acho que já é algo que cada um pode fazer por si mesmo, de acordo com as suas necessidades e conveniências. Mas meditar ajuda a relaxar, a descomplicar e a estar em maior equilíbrio com o EU de cada um.

419

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s