Recriando o glamour oitocentista

Ainda me lembro de ter visto o filme “A Duquesa” e ter ficado deslumbrada com o guarda-roupa.

O século XVIII foi uma época em que as mulheres tinham um papel de atriz secundária, digamos assim, porque não davam a cara pelas grandes causas e não apareciam publicamente na tomada de decisão.

No entanto, estavam longe de ser o chamado ‘sexo fraco’. É preciso analisar a mulher do século XVIII à luz dos costumes da época e não dos actuais, claro. Mas convenhamos, que apesar de tudo o que poderia haver de menos bom, como houve em outros séculos anteriores e posteriores, as mulheres oitocentistas exerciam uma enorme influência de bastidores, aquele ‘mexer de cordelinhos’ que poderia levar um homem ao parlamento ou uma família inteira à ruína – lembram-se do caso dos Távora no reinado de D. José?

Neste filme, Keira Knightley experimenta quase uma centena de coordenados diferentes. É mesmo de fazer inveja! O glamour oitocentista está assim muito bem representado. Os ambientes coloridos, os dourados, os acessórios rebuscados e cheios de pormenores. As roupas que eram muitas vezes concluídas já no corpo das mulheres. Imaginem o tempo que elas perderiam para se arranjar pela manhã. Claro que eram outros tempos, outro ritmo de vida e outras prioridades. Mas não vos dá vontade de experimentar e tocar aquelas roupas? Os tecidos aveludados, a suavidade das sedas e dos cetins… E as jóias? Auntênticas obras de arte em ouro e prata, adornadas de pedras preciosas autênticas.

Estes eram tempos anteriores às fibras sintéticas e à bijouterie. E nós, alguns séculos mais tarde, podemos recriar alguns pormenores destes tempos faustosos com pouco dinheiro.

Apresentação1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s