Time after time

Já todos ouvimos alguma vez quem se queixasse que gostaria de voltar atrás no tempo e reviver certos momentos. Outros há que pensam incessantemente no futuro que ainda não aconteceu. Ambas as situações são formas de fugir ao presente que é, sem dúvida, onde vivemos.

O tempo é a medida do movimento.
Tem apenas um sentido, que é sempre para a frente. Não andamos para trás. Estamos no mundo e nascemos, crescemos, envelhecemos, à medida que avançamos no tempo, que nos desgastamos, sempre um momento a seguir ao outro, nunca o contrário.

Portanto, existimos no Presente, que passa demasiado rápido, poderíamos dizer. Acaba por ser mais interessante, numa primeira abordagem, relembrar as memórias do passado, ou tentar imaginar como será o futuro. Mas, atenção, porque vivemos no presente!

O passado deve servir para aprender com as nossas más escolhas. Todas as nossas acções dependem de escolhas que fazemos. Estas estão condicionadas aos nossos valores e crenças, aliadas aos objectivos. E ao fazer uma escolha, deixamos todas as outras para trás, no passado. O futuro nasce com as consequências do que escolhemos no presente, no agora. E, ao viver essas consequências, estamos a torná-las presentes e logo de seguida, elas permanecem no passado.

O presente é onde tudo acontece, por mais rápido que seja. É no presente que tem de estar o nosso foco, tendo como pano de fundo um futuro onde alcancemos os nossos objectivos, realização, etc.

Agarrarmo-nos demasiado ao passado torna-nos pessoas nostálgicas e, ao limite, um pouco depressivas. Não é próprio do ser humano alimentar a sua vida de memórias. Da mesma forma que se nos centramos no que ainda não aconteceu, acabamos pessoas super ansiosas sempre à espera de alguma coisa que nunca mais se alcança.

É bom pensar nisto: vivemos no presente. É aqui que tudo acontece. Da forma como vivemos o nosso agora, estaremos a preparar a qualidade do que iremos viver amanhã. Vivamos, pois, daquilo que está ao nosso alcance construir!

clock-animated-gif-33

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s