Shake hands

Um destes dias tive de cumprimentar duas senhoras numa determinada ocasião e ambas estenderam a mão. Uma delas deu-me um apertão que fiquei com dores no local do anel, a outra, pelo contrário, quase nem me tocou e desviou a mão rapidamente.

Achei curioso porque em ambos os casos foram elas que tomaram a iniciativa de estender a mão antes de mim. Assim sendo, porque queria uma delas praticamente esquivar-se a este cumprimento?

A origem do aperto de mão não é muito fiável, mas pensa-se que remonta às origens dos primeiros homens que habitaram a Terra. Apertar a mão, pensa-se, seria uma forma dos guerreiros mostrarem aos adversários que não traziam armas, daí ser um gesto só muito recentemente associado também às mulheres. Elas em tempos idos não empunhavam armas. Essa era tarefa dos homens.

Os apertos de mão devem ser medidos de forma a estender a mão firme, mas sem apertar o anfitrião até doer e não se deve abanar a mão mais que três vezes.

Atenção que a palma da mão virada para baixo é entendida como controlo. Daí que o anfitrião deve estender a mão com a palma para cima, que para alguns significa submissão, mas neste caso, na minha opinião, significa receber os convidados dando-lhes a devida importância e acolhimento.

Quem praticamente não toca, pode ter alguma insegurança, ou dificuldade em exteriorizar emoções. Pelo contrário, quem aperta demais, ou muito efusivamente, pode buscar afectos ou atenção que de outra forma não recebe.

Bom, mas apesar de muito se especular, a verdade é que apertos demais ou toques demasiado fugidos não estimulam a confiança da outra parte. Em importante ter atenção a estes aspectos sobretudo num contexto “business”.

Tangles-Horse-Shake-Hands.gif

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s