Versando sobre elegância

Eu ainda sou de um outro tempo em que havia homens e mulheres. Era na convivência entre estes dois opostos, que se complementam, que a história se fazia. Recorde-se os livros e filmes de épocas passadas, com a galantearia e glamour próprios de tempos em que os homens se levantavam quando uma senhora entrava na sala, ou se sentavam apenas depois das senhoras presentes o fazerem. Estes eram tempos de bailes,mas  em que as mulheres tinham um papel importante de retaguarda nas decisões políticas; animavam os serões com canto e música; bordavam e pintavam enquanto os homens discutiam temas estratégicos, guerras e filosofias de pensamento. Nenhum era melhor que o outro. Homens e mulheres eram apenas diferentes.

Agora, nesta época em que se fala de homens, mulheres e “agenders”, a história faz-se de outra forma. Falamos de igualdade para tornar todos literalmente iguais, em vez de nos referirmos a direitos, deveres e oportunidades. Bom, são tempos de mudança, que temos de conhecer melhor.

No entanto, eu que gosto de versar sobre elegância, ainda não sei bem como falar dela neste contexto. A elegância que eu conheço, pressupõe homens masculinos e mulheres bem femininas.

Poderei dizer que é elegante uma mulher que no seu todo, transborda harmonia. E que harmonia será essa?

Ora a elegância assenta em 3 pilares:

» quem sou? – se me conhecer, poderei apresentar-me aos outros;
» o que mostro? – sabendo quem sou, poderei apresentá-lo aos outros, dando a conhecer os meus gostos e aptidões, os meus talentos…;
» o que captam? – se o que sou e o que mostro estiver de acordo, os outros conseguirão captar de mim exactamente o que eu sou. Se tal não acontecer é porque um dos anteriores pilares está a falhar.

Presentation1

A minha elegância é avaliada também, em função da minha maneira de estar, falar, vestir, pentear, maquilhar, etc. Mas tudo isto está contemplado nos 3 pilares que referi anteriormente.

Por isso, caras amigas, para nos avaliarmos todos os dias de manhã, temos de saber quem somos e o que queremos mostrar, certas de que verão em nós isso mesmo. Com sobriedade, harmonia e muito bom gosto, certamente seremos uns exemplos invejáveis de beleza e modernidade, sem cair na vulgaridade.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s