O segredo da felicidade

Tantas vezes perguntamos: como se consegue ser feliz? Ou então: será que eu mereço ser feliz?

Mas é claro que sim! E que nenhum de vós duvide disse. O importante é não deixarmos que os problemas nos afoguem no desespero ou na falta de esperança.

Não há uma receita para a felicidade. Até porque cada um de nós tem circunstâncias diferentes de vida. No entanto, há um truque transversal a toda a gente: a ACEITAÇÃO!

Quando aceitamos o que somos e o que a vida nos dá, acabamos por ter uma visão mais abrangente dos factos, ver soluções e alternativas para os problemas. É uma sensação fantástica quando sentimos que nos estamos a erguer do fundo do buraco negro. E atenção: aceitação não é o mesmo que resignação.

A resignação presume uma atitude conformista de “não há mais nada a fazer”. Quando aceitamos os factos, presume-se que tentámos alternativas, mas não foi possível. E então, é preciso passar por um processo de aprendizagem. Mesmo que numa situação concreta não se consiga sair do ‘buraco’, pelo menos aprendemos o que não devemos fazer na próxima e encontramos soluções para minorar os efeitos negativos.

E por falar em negativos, um truque complementar é pensar em tudo, mesmo nas fases mais difíceis, num perspectiva optimista, ou seja, pensar sempre “é muito mau, mas o que poderei, mesmo assim, fazer para tornar isto bom ou menos mau?”

E, claro, ACREDITAR que seremos capazes de deixar o ‘buraco’ para trás e trilhar uma alternativa que nos levará a um lugar melhor.

Vamos nisso?  🙂

i370764

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s